sexta-feira, 30 de abril de 2010

"Um Sonho Possível" | "All About Steve"

Finalmente chegamos ao filme que, acreditem ou não, deu o Oscar a Sandra Bullock! Sob muito debate interior, me obriguei a assistir "Um Sonho Possível" (2009). O filme bateu recorde de bilheteria nos Estados Unidos, e quanto mais as premiações se aproximavam a crítica alertava para a grande probabilidade de Sandra sair como a grande vencedora do ano. Conclui que eu não podia passar sem essa. O filme é bom, como qualquer filme sobre minorias que realizam o seu potencial e vencem na vida. Ele é muito clichê; você está cansado de conhecer a premissa dele e sabe o que vai acontecer do começo ao fim. Sendo assim, pode ter certeza de que ele vais e tornar um daqueles filmes eternos na "Sessão da Tarde". A surpresa boa foi a Sandra Bullock, que de fato está boa no filme, comparado às suas outras atuações. Não me entenda errado, adoro os filmes da Sandra Bullock, mas eles não são exemplo de atuações espetaculares; eles servem ao seu propósito. Acho que esse ano, ela encontrou um panorama favorável nas premiações; eram filmes fracos, com algumas atuações de pessoas de peso, mas que não chamaram a atenção do público. Mas não acho que ela foi merecedora. Acredito que boas atuações são aquelas que (nucna achei que fosse falar isso) causam uma catarse e praticamente mudam a sua vida. Mas, acredito que foi a melhor atuação dela.

P.S: O nome do filme em inglês é "The Blind Side", em referência ao ponto cego que o quarterback tem durante o ataque. A posição do "filho" dela no filme, é proteger esse ponto cego e, consequentemente, o quarterback. Essa é a posição mais valiosa do time, depois do próprio quarterback, por motivos óbvios. Assim, começo minha campanha oficial contra as traduções de título no Brasil que, ou entregam o filme, ou partem para a pieguice, ou simplesmente erram feio.

Ironia do destino, no mesmo ano em que ela recebe o Oscar, ela recebeu o Razzie, de pior atriz por "All About Steve" (2009) , que eu particularmente adorei! Calma! O filme é podre. Mas a Sandra Bullock está tão ridícula, e a personagem é tão ridícula, que você abraça esse espírito e se joga. O rosto dela mal mexe de tanto botox! Um ponto positivo do filme é a presença de Bradley Cooper (o gatão de "Se Beber Não Case"). Sandra, num gesto de simpatia que me faz gostar muito dela, foi lá e recebeu o Razzie!

Nenhum comentário: