segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"The only thing more terrifying than blindness is being the only one who can see.."

Ok, estou prestes a cometer um suicidio, maaas... direto ao ponto: não gostei de "Ensaio sobre a cegueira" (2008). Calma! Calma! Deixa eu explicar. Não sei se todo mundo sabe, mas eu e umas amigas temos um Book Club. Sendo assim, com a estréia eminente de Cegueira super nos empolgamos e dedicamos na leitura do livro e o motivo de ter demorado pra ver foi exatamente este: estava esperando todo mundo do Club terminar para assistirmos juntas. Então, quinta-feira foi o dia escolhido para este evento lindo! haha. Acompanhei um pouco o blog do Meirelles, acompanhei as críticas, fiquei triste que não arrasou em Cannes e fiquei super feliz que quando estreiou tava todo mundo gostando. Fui suuuper pré disposta a gostar do filme, simplesmente porque AMO o Meirelles e acho que não tem como ele fazer um filme ruim (e ele realmente não fez, hah!). O livro é super estranho, não é o melhor livro que já li, mas com certeza é um livro que causa emoções (repulsa, confusão, dúvida, compaixão, empatia, etc...) e essas emoções foram sempre muito fortes. Eis que o filme começa suuuuper lindo! Adoreeei a solução dele de mostar as coisas brancas para explicar às pessoas que aquela cegueira era como "um mar de leite" (muito bem bolado o branco no carro), a fotografia, edição, tudo era legal. O roteiro também acredito que foi bem feito e procurou ser o mais fiel ao livro (tirando algumas liberdades e cortes criativos inerentes ao processo... ok). A música do Uakti era linda, maaaaas não achei unânime não... aquele sininho me fritou depois de um tempo e a música dos 7 anões na hora que as mulheres vão pra camarata 3 é meio osso. Tendo tudo isto em vista, porque eu não gostei? Porque o filme não me causou emoção... nada me chocou demais, revoltou demais, simpatizou demais,... sei la... como eles queriam contar muito do livro, acho que muita coisa ficou superficial e a solução foi a narração redundante do Danny Glover com voz de Batman... só pra deixar claro: achei o filme bem feito, fiel, bonito... mas não dialogou comigo...

6 comentários:

Ana Catharina disse...

Ceci, não destrói!
Quando li a sinopse do filme fiquei com a sensação de ser mais uma mesmice americana. Não li o livro e nem críticas... Fiquei numa expectativa bem realista, do tipo: - Vamos ver o que o Meirelles vai aprontar?
Na boa, ele não me decepcionou, pelo contrário. Sei lá como o livro conta a história, mas a minha sensação foi de que ele fugiu de uma sinopse "maiada" e conseguiu fazer uma boa reprodução do livro, belo filme... ele ousou, e foi bem original. O filem provocou em mim as mesmas sensações que você realçou ao ler o livro.
Grande mérito à plástica do filme: linda e significante! Também gostei bastante do roteiro, mas confesso que em alguns poucos momentos o filme foi bem hollywoodiano.
A metáfora do filem é muito profunda e realmente agride. Mas O Meirelles tem a manha de agredir. De uma maneira singela, não realista e explorando bem os elementos estéticos ele consegue agredir sem destruir!
Bom, eu gostei muito.
Ceci, acho que o problema foi você ter lido o livro antes e ter esperado mais do filme que do próprio livro.
É isso, comigo ele dialogou, hihihi!!!

Anônimo disse...

Depois desse post eu vou parar de ler esse blog!

O filme nao eh bom nao... eh GENIAL! EXCELENTE!!!

Soh isso q eu tenho a dizer!

Ate nunca mais ai!

Ceci disse...

Ahhh fiquei curiosa! Quem eee? quem eee? hahahahaha

Gustavo Lago disse...

Ceci,
vou ter que concordar com a pessoa acima... o filme é uma obra de arte de fato... Cada detalhe foi muito bem pensado e ficou perfeito... A retratação do livro é impecável... Quem disser que não, não entende nada de cinema... não sabe o que é fazer um roteiro...
Acho que inclusive você deveria assistir de novo...
Eu, particularmente, considero esse o melhor filme que eu já vi!
Repensa isso aí!
Beijos!

Ceci disse...

Bom... deixa eu explicar porque parece que ninguem entendeu!!!

Eu não disse que o filme e ruim! Pelo contrario... eu disse que ele foi super bem adaptado, a direção e fantastica, a edição, as soluções, etc, etc, etc... eu so disse que o filme nao dialogou comigo... Isso não tira o valor dele e nem faz dele um filme ruim... ele e um filme mto bem feito, qse sem falhas, maaaaaasss não me despertou sentimentos...

Anônimo disse...

dobre a lingua pra falar desse filme!! ele simplesmente não tem falhas que prejudiquem em nada o filme!!!! NADA!! É GENIAL!!! EXCELEEENTE!!
se vc não gostou eu respeito Ceci, mas reafirmando o que sugeriu o Guggs... veja denovo! Rápido e abra os olhos!!
ai se relamene não dialogar com vc... tudo bem... bjão