sábado, 19 de julho de 2008

“The Diving Bell and the Butterfly / Le Scaphandre et le Papillon”

Com bonus track (hihihi): “Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto” e “Personal Che”

Estou correndo para ficar atualizada com os filmes. Essa era para ter sido em primeira mão... estava seca com a estréia de “O Escafandro e a Borboleta”, entretanto... por duas vezes fui obrigada a assistir outros filmes.

Fui para a estréia e me obrigaram a ver “Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto” de Sidney Lumet com Phillip Seymour Hoffman e Ethan Hawke. Nossa, que drama-suspense pesado, tétrico, desgracento... putz.. apesar de ser bem feito, mostra uma realidade familiar muito brutal. Não saí com uma sensação boa. Achei meio "eca"!!!

Enfim... no outro dia fui a luta novamente e obrigaram-me a ver “Personal Che” dirigido pela colombiana Adriana Mariño e o brasileiro Douglas Duarte. O filme é um documentário sobre o Mito Che Guevara. Documentário simples, "aberto" e só. Foi "X"!

Na quarta-feira, finalmente, finalmente, finalmente... consegui assistir “O Escafandro e a Borboleta” dirigido por Julian Schnabel e com roteiro de Jean-Dominique Bauby e Ronald Harwood. Um drama biográfico de produção norte americana e francesa. É um filme do circuito “B”. Simples, bonito e tocante. O filme mostra a reviravolta na vida de um talentoso editor da revista ELLE após um derrame cerebral. Depois que ele acorda do derrame o drama forma-se e é traduzido por uma visão original aos espectadores. O protagonista, o ator Mathieu Amalric, é fantástico. Os demais atores são bons, mas as atrizes são muito parecidas (porém lindas), me confundi um pouco com elas... Entretanto, o filme é muito sensitivo, as imagens realmente traduzem as emoções do protagonista - emoções psicológicas e emoções físicas. Fala-se também sobre a força, a determinação e os sonhos... Gente, o filme é lindo. A fotografia é bonita, as diversas velocidades do filme compõem todo o sentimentalismo e sarcasmo... hahaha, tem sarcasmo sim! Bom D+!!! Não é à toa que recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes, né? Ele mandou muito bem mesmo!!! Todo mundo tem que ver.



2 comentários:

Ceci disse...

Ta passaaaaaannndoooooo! Eu vi tb!!! No ms dia da Ana, olha q coincidência! Mmmmto bom, mto triste, mto tocante... o destaque vai para a câmera subjetiva que, em geral, mostra a visão do protagonista o que leva a platéia a ter uma mínima noção do que é estar no lugar dele. Agora, falando da realidade: uma história muito motivadora. O cara que escrever "O Escafandro e a Borboleta" é o seu protagonista!

Unknown disse...

filmaaaaaaaaaaaaaaço!!!!