quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Trainspotting e O Iluminado

Finalmente consegui assistir Trainspotting, um filme de 1996 com Ewan McGregor e direção de Daniel Boyle. Já sabia que era um filme agitado, pela trilha sonora e pelo tema: drogas. Mas quer saber? O filme tem que ser visto pra entender o que passa na hora que os caras tão lá viajando de heroína, passando um perrengue por causa da abstinência. Enfim, é uma lição de comportamento, tanto dos viciados quantos dos doidões. Bem legal, vale a pena ver.

O outro filme que vi recentemente foi O Iluminado (1980), de Stanley Kubrick, com atuação fantástica de Jack Nicholson. Outra excelente atuação é do pequeno Danny Lloyd (no filme, ele é filho de Jack Nicholson) que tem também um quê de medonho. O filme é suspense do começo ao fim, com algumas doses de violência, mas a tensão das cenas, do que está pra acontecer faz do Iluminado ser tão "aflitivo". E destaque também para as posições de câmera de Stanley Kubrick, que são sempre um tópico à parte. 

Fica a dica dos 2 filmes. 

   

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

"Osbourne Cox? I thought you might be worried... about the security... of your shit."

"Queime Depois de Ler" (2008): uma das estreias que eu mais aguardava esse ano... Agora, deixa eu explicar o porque... Mas antes... temos que falar dos irmão Coen.

Aprendi a AMAAAAAARR eles (antes do Oscar táaa?hahaha). Comecei a assistir os filme deles no ano passado; primeiro foi o "O Grande Lebowki" (1998) - na verdade ja tinha visto "Matadores de Velhinha" (2004) mas na época não dei importância à coisa...haha - e simplesmente, delirei! Totalmente non-sense, bizarro, humor negro, muito bom! Ai vi "A Roda da Fortuna" (1994) que é outro bizarro, idiota, mas muiito divertido. Veio "Barton Fink"(1991) , que não achei tão bom e então, o famoso "Fargo" (1996); sim, delirei! Mega bom... continuam lá os traços de humor negro, o sarro que eles tiram de filmes e do americano em geral, mas assim... não é meu preferido! "Onde os Fracos não tem vez" (2007), também é bem sem comentários.

Mas eu realmente amo eles quando fazem comédia tosca! E dai dá pra entender poque eu estava ultra ansiosa para ver "Queime Depois de Ler" (2008); é só ver o trailer aí em cima!
Eu meeega esperava a comédia tosca e com o humor mais negro de todos os tempos! E sim... o filme segue essa linha e todo os traçoz característicos dos Coen, mas ele é meio lento e não tão super "se mata de rir". Maaaas ainda assim, achei o filme bom! Conta com o elenco fantáaastico e impecável! O John Malkovich mega travadão; a Tilda Swinton megera; o George Clooney totalmente tosco... agora a Frances McDormand e o Brad Pitt arrasaram! Nossa, é neles que esbanja o humor dos Coen!!! E o filme tem um mérito muito grande pra eles: mais um gênero já consagrado do cinema que eles conseguiram desconstruir e "satirizar" de certa forma; já foi suspense com Fargo; faroeste com Onde os Fracos Nao tem Vez e agora... Espionagem! Muuuito divertida a idéia e eles simplemente acabaram com o FBI, CIA, ...

Quem não gosta de Coen não vai gostar desse filme... e quem gosta vai ser igual a mim: amar incondicionalmente; mesmo quando eles não correspondem a TODAS as expectativas.
E mesmo assim... eles são sempre muito bons!

Agora... será que sai Oscar dái? hahahaha

"This will be the mistake of your life. [...] No, I made that many years ago. "

Trabalho tá tão corrido que não tive tempo de escrever sobre "A Duquesa" (2008), que vi a 1 semana já! Sou suspeita pra falar desse filme.. eu tenho uma tendência a gostar de filme de época! kkk... E nesse termo o filme nem é aberto a muita discussão não: os figurinos, maquiagem, cabelo, etc, são MARAVILHOSOS (mas claro, Marie Antoinette ainda ganha, sempre!)! Adoreeei a Keira com cabeleira a-lá Shakira!!!

Quanto ao filme: não foge muito à risca de drama de época não e tem sim muiiita semelhança com a Lady Di (descentende direta da Duquesa de Devonshire... nooo). A Keira Knightley vai melhorando, com certeza, e o Ralph Fiennes e sempre muito bom né?

Não tem muito o que falar.. ele é exatamente aquilo que parece ser!

P.S: 2 indicações ao Oscar 2009: figurino e direção de arte

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

"We are meant for each other and not meant for each other. It's a contradiction."

AMEEEEEEEEEEEEEEEI! AMEEEEEEEEEEI "Vicky Cristina Barcelona" (2008), novo filme do Woody Allen, com Scarlett Johansson, Penelope Cruz e Javier Bardem. A Scarlett tá liiiiinnda - e ótima - , o Javier mega latin lover/intelectual - otimo também - e a Penelope Cruz? Devo confessar que não gosto dela! Nunca acho ela boa, mas nesse filme ela tá óootima! hahaha. Sério! Impressionante... a história é super despretenciosa e é aí que o Woody Allen sempre arrasa! É leve, gostosa, divertidíssima!!! E a música??? Tem 3 dias que fico cantando "Barcelonaaaaa!". Deliciosa também (pra quem ainda não achou... Giulia y los Tellarini, Barcelona). Vale um mini destaque pro narrador e pra Vicky tb! Nossa, muito muito muito bom... não tem nem o que falar!!! Quem não viu tá perdendo!!! Corre pro cinema! Corre!

P.S: 1 indicação ao Oscar 2009 - atriz coadjuvante

Ultima Parada ou Onibus 174?

Sem muito mais filme pra ver essa semana (ahhh que venha semana que vem!), decidi conferir "Ultima Parada 174" (2008) pra tentar entender porque o filme é o candidato brasileiro do Oscar. Tinha certeza absoluta que ia ser péssimo! 1) Porque serio! Todo mundo ja cansou dos "favela movies"; 2) Porque eu amei o "Onibus 174", documentario do Jose Padilha, e acho que ele ja tinha cumprido o papel de contar essa historia; 3) Bruno Barreto + Globo Filmes??? Mega preguiça... mas até que tive uma surpresa boa! O menino que faz o Sandro é bom, a história é legal e não fica tentando mostrar que a sociedade e a culpada... na verdade, o Sandro teve váaarias chances de seguir por um bom caminho e acabou escolhendo um ruim...

No fim das contas, acho que é um boa pedida pra quem já estiver esgotado a cota de filmes que tão em cartaz!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

"Find Bond!"

Seguindo as grandes estreias vem "007 - Quantum of Solace". O novo filme é sequência direta ao Cassino Royale (experts: acredito que isso é a primeira vez que rola na série?! Ou não?). Gira muito em torno da Vesper (namoradinha do outro filme). Aliás acho o máximo que a Eva Green - maravilhosa -, nem um pouco perfil bond girl tenha feito a bond girl que perdurou! hahaha. Mas voltando... devo adimitir que gosto da guinada que a franquia tomou (esse é dirigido pelo Marc Forster de "Em busca da Terra do Nunca e vaaarios outros)! Também gosto do formato antigo; acho que tudo tem seu espaço. Ao mesmo tempo que dói não ver os carros maravilhosos e com mil apetrechos, o famoso "Bond. James Bond!", as 897584548597 mulheres que ele pega e o chaaaaarme de gentleman inglês (mas até que as orelhas de abano do Daniel Carig tem seu apelo, haha), é legal não ver essas coisas que, apesar de marcas registradas, tornavam o filme mais previsivel do que ele já é. Nesse filme - e já no Cassino - ele apanha e resolve as coisas do jeito mais simples - e tosco mesmo. E no fim das contas, gera um entretenimento bem divertido! Enfim, pra quem curte o gênero, acho que vale a pena d+!

P.S: A única ressalva é pra música tema e pros créditos de abertura; o 1° porque não gostei e acho que a versão da Amy Winehouse (caso ela parasse de cheirar um minuto e concentrasse) teria ficado melhor. E o 2° porque era ruim mesmo! Vida longa ao tema e abertura da Madonna! kkkkkkkkk

P.S2: Quem lê Ego mas esqueceu... o papel de bond girl foi disputado por Cleo Pire, Juliana Paes e outras... haha. Mas quem levou foi uma ucraniana com bronzeamento artificial - mas bem bonita!

"People ask the question... what's a RocknRolla?"

Uhuu! Finalmente começam a vir filmes bons! haha. Simplesmente aaamo o Guy Ritchie (menos no quesito divorcio) e estava esperando o proximo filme dele desde Snatch! Mas ai veio aquele com a Madonna que nao deu nem vontade de ver... Aparente mente ele segue a equação casamento com a Madonna = filme ruim. Felizmente - pra ele - o casamento começou a ir mal e dai veio "Rocknrolla" (2008). Bem ao estilo de Jogos e Trapaças, temos ali todas as marcas registradas dele: o submundo londrino, a edição frenetica, a violencia, sexo, crimes, cenas bizarras e musicas mega legais. - sem falar dos créditos que são sempre um show a parte. Só não gostei da Thandie Newton (que nao gosto nunca), mas ela valeu pela cena - hilaria - da dancinha! Ainda amo mais Snatch (pelo frenesi). Mas Rocknrolla veio para mostrar que o Guy Ritchie que conhecemos e amamos está de volta e agora é só esperar pelo Sherlock Holmes!!!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Sensual? Seráaa?

O site Premiere fez uma lista das 100 estrelas de cinema mais sensuais de todos os tempos... Adooouuuuro listas! haha. Mas assim, tem um poco meio sem noção ou bem/mal cotado:

1. Marilyn Monroe (ah ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!)
2. Marlon Brando
3. Brigitte Bardot
4. Rudolph Valentino
5. Angelina Jolie (tipo... 5°??? DE TODOS OS TEMPOSSS? Né não hein? haha. 10° talvez...)
6. James Dean
7. Sean Connery
8. Raquel Welch
9. Brad Pitt
10. Halle Berry (outra bem cotada demaaais!)
11. George Clooney
12. Steve McQueen
13. Clark Gable
14. Rita Hayworth
15. Ava Gardner
16. Paul Newman
17. Rock Hudson
18. Denzel Washington (SENSUAL? SENSUAL? Bom ator ok! Mas sensuaaal?)
19. Sophia Loren
20. Kevin Costner
21. Jack Nicholson
22. Ursula Andress
23. Viggo Mortensen
24. Michelle Pfeiffer
25. Robert Redford
26. Kim Basinger
27. Elizabeth Taylor
28. Salma Hayek
29. Jean Harlow
30. Warren Beatty
31. Greta Garbo
32. Clive Owen
33. Russell Crowe
34. Jane Russell
35. Ann-Margret
36. Catherine Zeta-Jones
37. Sharon Stone (cruzada de perna mais famosa em 37°???)
38. Veronica Lake
39. Jane Fonda
40. Gary Cooper
41. Eric Bana
42. Catherine Deneuve (quem já viu A Bela da Tardeee??? 42???)
43. Lena Olin
44. Jayne Mansfield
45. Lana Turner
46. Jean-Paul Belmondo
47. Dorothy Dandridge
48. Monica Bellucci
49. Antonio Banderas
50. Harrison Ford
51. Jennifer Connelly
52. Gong Li
53. Anita Ekberg
54. Gina Lollobrigida
55. Uma Thurman
56. Charlize Theron
57. Britt Ekland
58. Cameron Diaz
59. Dennis Quaid
60. Elvis Presley
61. Colin Farrell
62. Kim Novak
63. Will Smith
64. Daniel Day-Lewis
65. Pierce Brosnan
66. Diane Lane
67. Scarlett Johansson (tipo Scaaarlet bomba mais que Angelina!)
68. Robert Mitchum
69. Johnny Depp (Johnny tb bomba mais que a grande maioria ai de cima!)
70. Natalie Wood
71. Gene Tierney
72. Alain Delon
73. Penelope Cruz
74. Tom Cruise
75. Keanu Reeves
76. Errol Flynn
77. Claudia Cardinale
78. Richard Gere
79. Lauren Bacall
80. Demi Moore
81. Mae West
82. Richard Burton
83. Bo Derek
84. Jude Law
85. Jennifer Lopez
86. Christian Bale
87. Mel Gibson
88. Pam Grier
89. Daniel Craig
90. Aishwarya Rai
91. Jeff Bridges (porqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee?)
92. Hugh Jackman
93. Hedy Lamarr
94. Burt Reynolds
95. Louise Brooks
96. Marlene Dietrich
97. Dorothy Lamour
98. Susan Sarandon
99. Omar Sharif
100. Gael García Bernal (vale o mesmo que pro Johnny Depp, mas ok! Pelo - ele tá na lista!)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Mostra Cine BH 2008

Logo que mandei o "release" da semana me chega a programação da Mostra Cine BH.
Destque vai pro Feliz Natal, dirigido pelo Selton Melo.

Dia 3/11, 21h, Cine Santa Teresa.

Quem quiser ver mais é só entrar em: http://www.cinebh.com.br

Estréias bombantes!

O que vem por ai:

31 de outubro
“RocknRolla – A grande roubada”
, de Guy Ritchie
Ai Jesus! Promete ser a retomada dele e tão legal quanto "Jogos e Trapaças" e "Snatch". To rezando apesar dele ser tosco com a diva - aka Madonna.

7 de novembro
“Leonera”, de Pablo Trapero
“O silêncio de Lorna”, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
“Terra vermelha”, de Marco Bechis
Ouvi falar... mas a verdade é que não sei nenhum mas fala que não parece cult? haha

14 de novembro
“Vicky Cristina Barcelona”, de Woody Allen
“Segurando as pontas”, de David Gordon Green
“Romance”, de Guel Arraes
Destaque pro filme novo do Woody Allen com o polêmico beijo de Penelope Cruz e Scarlett Johanson.

21 de novembro
“A duquesa”, de Saul Dibb
“Feliz Natal”, de Selton Mello
hah! A Hardy+Voltz - aka escritorio em que eu trabalho - que fez o material de divulgação do Feliz Natal!

28 de novembro
“Queime depois de ler”, de Ethan e Joel Coen
“O roqueiro”, de Peter Cattaneo
“Max Payne”, de John Moore
“A fronteira da alvorada”, de Philippe Garrel
Queime depois de ler! Queime depois de ler!!! Irmãos Coen, Brad Pitt, George Clooney... etc, etc,... precisa falar mais? Fronteira da Alvorada tá no post do indie...

5 de dezembro
“Appaloosa – Uma cidade sem lei”, de Ed Harris
Não sei mas aaaamo o Ed Harris!

30 de janeiro
“O casamento de Rachel”, de Jonathan Demme
Atuação de Anne Hathaway ta sendo suuuper comentada!

20 de fevereiro
“Che”, de Steven Soderbergh
Olhaaaa! haha. Benicio del Toro, Rodrigo Santoro, Franka Potente,...