terça-feira, 28 de dezembro de 2010

"If you guys were the inventors of Facebook, you'd have invented Facebook."

Acredito que todos nós estávamos curiosos com o "filme do Facebook", aka "A Rede Social" (2010). Muitas criticas positivas (até mesmo pro Justin Timberlake), controvérsias sobre a veracidade dos fatos, o Mark Zuckeberg (dono do Facebook) meio se defendendo, meio deixando rolar porque se tem alguém que entende sobre virais é ele. Como resultado final tem-se um ótimo filme. Também, com direção do David Fincher e roteiro do Aaron Sorkin não tinha muito como não ficar bom. Sem falar no elenco de jovens atores promessas como Jesse Eisenberg, Andrew Garfield e, o já mencionado, Justin Timberlake. David e Aaron conseguiram transformar em narrativa uma história que muitos duvidavam poder ser contada de forma interessante e atrativa. O filme mostra bem a inebriagação com o poder e, ao mesmo, tempo acompanha o trajeto de como uma pequena excelente idéia se transforma em uma coisa grandiosa. Os atores deram o seu melhor: Jesse se manteve consistente com uma ótima atuação, como eu já esperava. Andrew Garfield é relativamente novo pra mim (mas iremos ouvir muito dele, pois acaba de ser escolhido o novo Homem-Aranha) e achei ele muito bom mesmo. Justin Timberlake continua na luta para ser levado a sério como ator e ele realmente está bom neste filme, maaaas não dou meu braço a torcer porque gosto do Justin cantor! Já está rolando Oscar buzz e muitas indicações para o Globo de Ouro. Vamos acompanhando e quem ainda não assistiu está em tempo!

2 comentários:

Igor Faria disse...

Se A REDE SOCIAL não for o filme do ano, ele é ao menos o filme de uma geração. É a representação do que é a comunicação (não no aspecto da publicidade) nos dias de hoje, e possivelmente no futuro.

Quanto às atuações, tiro o chapéu pro Justin, pois conseguiu interpretar maravilhosamente bem o "vilão" do filme, mas sem nos deixar perguntando "pq diabos eu faria o que esse cara me pede?". Grandes vilões são assim. Congrats pro cabelo de pipoca!

Já a atuação do Jesse me deixou cabreiro. Se você assistiu Adventureland e Zombieland, sabe que o Mark Zuckeberg que ele interpreta caberia facilmente em um parque de diversões (com ou sem zumbis, fica a gosto do cliente). Gosto demais do Eisenberg, principalmente pelas escolhas que ele faz na carreira. O que eu não gosto é de ator que se interpreta nos papéis. (ALÔ, MICHAEL CERA! ESSA FOI PRA VOCÊ!)

Tô ouvindo muita gente dizendo mesmo que "esse é o filme do ano" - empatado com INCEPTION - e que "já ganhou o Oscar". Bom, tem que ver isso daí, pq a minha nota é de 4/5, perdendo pontos exatamente na atuação do Eisenberg.

Quanto ao Andrew Garfield, prefiro ver ele como Peter Parker (porquê as cenas do Spider-Man vão ser provavelmente feitas em CGI) e depois dar meu veredito. Mas achei a atuação dele bem boa nA REDE SOCIAL. :)

P.S.: muita gente chamando o Zuckeberg de babaca, escroto, filhodaputa, e palavrinhas menos bonitas. Tirando toda a "glamurização" e "fictização" que Hollywood impõe na história (pq, afinal de contas, ser humano gosta de ver barraco, é isso que vende), o que você achou das ações do criador do Facebook? Válidas, ou mequetrefezinho de meia tigela?

P.S.²: pusta filme com sobrenomes difíceis, hein?! ZUCKEBERG, EISENBERG, GUTENBERG, TIMBERLAKE, TIMBALAND... :P

Bjos

Ceci disse...

Realmente acho que o filme mostra o fenômeno de uma geração e como todas estas mídias sociais nos influenciam, começam, inteferem nas nossas vidas e se tornam grandes sucessos.

Quanto a Rede Social x Inception no Oscar nao sei... gostei dos 2, mas temm muito filme badalado por ai e eu tô esperando ansiosamente por "Black Swan"

Verdade... o Eisenberg (e o Michael Cera) super se interpretam, mas sei lá... eu gosto dos 2! haha. Acho que apesar disso, nesse filme o Eisenberg conseguiu passar uma nuance além dele mesmo e ser um puta de um cara irritante e genial. haha

Quanto ao Zuckeberg... ele fez o que tinha que fazer. Não acho que o filme mostra ele como vilão nem como herói. Ele mostra uma realidade que aconteceria com qualquer um. Não tirei conclusões nem positivas, nem negativas sobre ele. O Sean Parker me irritou muito mais haha.

Ah e outra... também fiquei pensando que não acho que o Zuckeberg teve uma idéia original ao criar uma Rede Social, pois como ele mesmo disse, já existia o MySpace, Friendster e Orkut (que até então era meio global). Acho que o puta mérito dele é a programação do Facebook e o grau de interatividade e constante inovação que ele possui.