terça-feira, 28 de julho de 2009

Maratona Harry Potter

Aproveitando que o último filme do bruxo mais querido de todos os tempos está no cinema, resolvi fazer uma maratona de todos os filmes Harry Potter antes de assistir o último da série. Confesso que nunca me senti tão envolvida com a história, e na época ficava mais interessada em ir logo para o cinema. Mas fiz isso só com os 3 primeiros, depois deixei passar. Talvez foi por nunca ter lido os livros (grande erro), mas a leitura vai ficar para depois.

Mas a maratona Harry Potter vai servir para refrescar a memória antes de conferir o último filme, e minha intenção não é fazer nenhuma análise crítica, nem comentar. É só mesmo contar o que achei depois de alguns anos.

Bom, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" foi lançado em 2001 e já dá indícios da luta entre Harry Potter e Voldemort, ou aquele-que-você-sabe-quem. Aliás, isso é uma coisa legal: não citar o nome do V#@%*. Hahaha, parece que a mania pega mesmo.

Mas fiquei pensando que grande parte do encanto do filme é ouvir o inglês britânico perfeito dos personagens. Talvez se a trama fosse passada em outro lugar, perderia metade da graça. Nada contra os americanos, de jeito nenhum, mas por estar perto de Londres, uma cidade cinzenta, fria e as vezes um pouco sombria, faz toda a diferença.

O filme é mesmo muito bem cuidado e bem tratado, apesar de algumas escapadas dos efeitos especiais, mas isso não é nenhum problema. A gente fica tão envolvido que acaba passando despercebido. Acho que o figurino, a maquiagem, fotografia, cenários e a delicadeza da trama já são suficientes para deixar qualquer um encantado.

E que venha "A Câmara Secreta".

Um comentário:

Ceci disse...

ADORO "Harry Potter e a Pedra Filosofal". É idêntico ao livro e ultra fofinho! Era o meu preferido até eu ver o 6°...