segunda-feira, 28 de julho de 2008

DVD | 28/7

- "O Bom Pastor" (2006) - Angelina Jolie e Matt Damon, dirigido pelo Robert de Niro. Conta a história da formação da CIA. Meio paradão + beeem interessante. E tem o Lee Pace fofinho de Pushing Daisies!

- Só! :(

"Amar... Não tem preço"

Estava eu com uma meeega saudade de Audrey "Amelie" Tautou, então imaginem a minha felicidade quando depois de um milhão de anos (o filme é de 2006!) estréia o novo filme dela "Amar... Não tem preço"?! Comédia beeeem francesa, mas segue a tendência de se aproximar do formato dos filmes americanos. A Audrey faz uma aproveitadora que curte a boa vida e só arruma tio milionário para bancar ela e está, acreditem, beeeeeeeeem diferente da Amelie (bom? ruim? não sei!). Digamos que ela segue uma linha... sensual! haha. Magra, magra, magra, só usa decotão e paga pseudo-peitinho o filme todo!!! Mas ela tá ooootima como sempre (tirando O Codigo da Vinci que não é bom nem comentar). E o Gad Elmaleh? Não conhecia ele, mas parece que é famoso por lá... Ele é hiláaaaario!!! Sério, o filme é muito dele! Uma graça! Entretenimento mega agradável pra uma tarde de domingo!!!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

"This is what happens when an unstoppable force meets an immovable object."

Sexta-feira foi o começo de um dos fins de semana mais cinematográficos da minha vida! haha. + comecei bem e abri com "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008), uma das estréias mais aguardadas do ano. A produção começou com a polêmica de voltar com o Coringa, o vilão mais famoso e já super consagrado pela atuação do Jack Nicholson. Até eu tive uma mega resistência; achei loucura voltar com ele, mas aí fomos recebendo notícias que o Heath Ledger tava suuuper se esforçando, que tava lendo mil coisas, tinha se trancado num hotel para compor voz e trejeitos do pesonagem, mantinha um diário do Coringa,... então assim, o horizonte começava a sorrir.

Em seguida, vem a troca da Katie Holmes pela Maggie Gylenhaal: vitória! E aí o elenco todo vai confirmando e entra o Aaron Eckhart tb! Não tem ninguém ruim! O Christian Bale é muuiiito mal! haha. Talvez o melhor Batman até hoje, o Michael Caine não tem discussão (apesar de eu super gostar do Alfred antigo, velhinho), o Gary Oldman é sempre ótimo, a Maggie Gylenhaa pode não fazer o estilo "namoradinha de super-herói", mas arrasa, o Aaron Heckhart é um ator muito expressivo e em ascensão.

Agora, quem merece um parágrafo só para si é o Heath Ledger! Todo o mistério que envolveu a morte dele, o excesso de zelo, a dedicação, as noites sem dormir,... tudo valeu a pena porque o Coringa dele dá muiiiito arrepio. E a grande sacada dele foi essa: re-inventar o Coringa (aliás re-inventar é a grande força da nova franquia). Ele sabia que não teria como vencer o Jack Nicholson seguindo a mesma linha; então ele criou uma outra linha: a psicótica/anarquista e destruiiiiuuuu. Quem não fica pensando "Jesus! O que esse louco vai fazer agora?". A voz, os trajeitos, a postura, a maquiagem,... tudo é perfeito e em consonância para mostrar que aquela força é impossível de se parar. Ele não liga para nada além da destruição e do caos. Ok... mais uma vez vou concordar com a chata da Isabela Bosconov (Veja): o Batman encontrou seu oposto, e à altura. Pena que não vamos ter o prazer de ver a sequência desse embate.. e aposto que o Coringavai ficar enterrado por um bommm tempo, porque vai demorar para alguém bater o Heath Ledger...

E falando da direção: fotografia linda, e a cenografia também é ótima! Gotham começa irreconhecível: limpa, clara,... e a medida que o Coringa vai causando destruição e caos, Gotham volta para aquela forma cinza, suja, amedrontradora que tanto conhecemos. Mto, mto, mto bom! Mais uma esperança (junto com Homem de Ferro) que os filmes de super herói estão se re-inventando com tudo e saindo daquela linguagem pop de sessão da tarde!

P.S: 8 indicações ao Oscar 2009 - direção de arte, cinematografia, maquiagem, som, edição de som, efeitos visuais, edição e ator coadjuvante

"You... you're just a big... fat... panda! "

Ahhhhhhhhh finalmente! Depois de meses vendo a vinheta do filme no Cinemark eu fuiii ver o filmeee! Agora, imagina a minha tristeza em ter que ver dublado? Logo quem: Jack Black, Angelina Jolie, Dustin Hoffman, Seth Rogen, Lucy Liu,... + tudo bem! Devo admitir que a dublagem não tava ruim não! O filme é muiiito divertido. Bem diferente de Wall-E que segue a linha fofa. O Po é gordinho, desengonçado, sarcástico com seu peso, e muiiito bonzinho. Nossa, e a animação é linda: começa com um sonho do Po muito no estilo dos desenhos e quadros chineses, linda, linda. E depois.. parte pra uma linha mais normal de animação, mas muito detalhista e cuidadosa. Eu morri de ri e apaixonei com esse pandinha gorducho! Ahhhh o Po é ótimo!!!

P.S: 1 indicação ao Oscar 2009 - animação

DVD do fim de semana

- "Antes só do que mal casado" (2007) - Comédia dos irmãos Farrelly ("Quem vai ficar com Mary?", "Debi & Loide"), com Ben Stiller e a fofa da Michelle Monaghan. Bem o estilão deles, mas super light e agradável... conseguiu me divertir!

- "Medo da Verdade" (2007) - estréia do Ben Affleck da direção e uma boa estréia. Tudo bem que ele teve a sorte de adaptar um livro que deve ser muito bom, mas ele que adapou e conduziu super bem. Com Casey Affleck (sempre ótimo) e a fofa da Michelle Monaghan também (mas que infelizmente pegou um papel que não servia pra muita coisa).

- "Quanto mais quente melhor" (1959) - eleito pelo AFI a melhor comédia de todos os tempos. Comédia clássica do Billy Wilder, com Jack Lemon, Tony Curtis e Marylin Monroe. Revi... pq Marylin nunca é demais!

sábado, 19 de julho de 2008

“The Diving Bell and the Butterfly / Le Scaphandre et le Papillon”

Com bonus track (hihihi): “Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto” e “Personal Che”

Estou correndo para ficar atualizada com os filmes. Essa era para ter sido em primeira mão... estava seca com a estréia de “O Escafandro e a Borboleta”, entretanto... por duas vezes fui obrigada a assistir outros filmes.

Fui para a estréia e me obrigaram a ver “Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto” de Sidney Lumet com Phillip Seymour Hoffman e Ethan Hawke. Nossa, que drama-suspense pesado, tétrico, desgracento... putz.. apesar de ser bem feito, mostra uma realidade familiar muito brutal. Não saí com uma sensação boa. Achei meio "eca"!!!

Enfim... no outro dia fui a luta novamente e obrigaram-me a ver “Personal Che” dirigido pela colombiana Adriana Mariño e o brasileiro Douglas Duarte. O filme é um documentário sobre o Mito Che Guevara. Documentário simples, "aberto" e só. Foi "X"!

Na quarta-feira, finalmente, finalmente, finalmente... consegui assistir “O Escafandro e a Borboleta” dirigido por Julian Schnabel e com roteiro de Jean-Dominique Bauby e Ronald Harwood. Um drama biográfico de produção norte americana e francesa. É um filme do circuito “B”. Simples, bonito e tocante. O filme mostra a reviravolta na vida de um talentoso editor da revista ELLE após um derrame cerebral. Depois que ele acorda do derrame o drama forma-se e é traduzido por uma visão original aos espectadores. O protagonista, o ator Mathieu Amalric, é fantástico. Os demais atores são bons, mas as atrizes são muito parecidas (porém lindas), me confundi um pouco com elas... Entretanto, o filme é muito sensitivo, as imagens realmente traduzem as emoções do protagonista - emoções psicológicas e emoções físicas. Fala-se também sobre a força, a determinação e os sonhos... Gente, o filme é lindo. A fotografia é bonita, as diversas velocidades do filme compõem todo o sentimentalismo e sarcasmo... hahaha, tem sarcasmo sim! Bom D+!!! Não é à toa que recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes, né? Ele mandou muito bem mesmo!!! Todo mundo tem que ver.



quarta-feira, 16 de julho de 2008

"I have torn this country apart for YOU!"


Na falta de algo melhor para ver no cinema, e devido à minha ansiosidade na estréia do filme, resolvi baixar "A Outra". Isso aí, baixei mesmo e admito! Cansei dessa palhaçada de filme estreiar em BH com um mês de atraso pro resto do país, então agor eu vou é dar prejuízo pra filme que faz isso! Nooo. hehe. Voltando... Scarlett e Natalie Portman juntas no mesmo filme não tinha como perder né? E tem o Jim Sturgess (+ devo admitir que ele não combina muito com persnagem de época não. Ele tem um visual mais contemporâneo...). O filme conta a história da Mary Bolena, "a outra" Bolena. Até hoje, a história sempre contou da Ana Bolena e da cisão do Henrique VIII com a Igreja Católica pra poder separar da Catarina de Aragão e casar com a Ana Bolena. Sempre tive a impressão que a Ana fosse a vadia da história e a Catarina fosse uma pobre coitada. Pelo menos foi assim que meus professores de história me ensinaram, e realmente não tá muito longe disso não. Mas... o que a gente sempre esquece é que a Ana Bolena que é a mãe da Elizabeth I, uma das grandes rainhas da história da Inglaterra. Então, assim, a mulher tem seu mérito né? hahaha. O filme segue na linha de drama/novela histórica, mas vale a pena demaaaaaaaaaaaaaaaiiiissss ver a Scarlett fazendo o papel da irmã inocente e indefesa e da Natalie fazendo a sedutora e ambiciosa, muiiito legal a inversão de papéis!!!

P.S: Vou levantar um questionamento: a Scarlett tem a maior pose de femme fatale e sempre faz filme de "inocente" - Encontros e Desencontros, Match Point, Scoop... estranho esse modo de perceber ela né? Enfim...

David Lynch na UFMG!!!

David Lynch cineasta "Consciência e Processo Criativo"

Data: 6 de Agosto, às 10h45

Local: Auditório da Reitoria

David Lynch - Considerado um dos grandes nomes do cinema cult contemporâneo, David Lynch, além de cineasta, é também fotógrafo, pintor, escultor e compositor, utilizando-se de múltiplas linguagens como meio de expressão. Lynch é o diretor de O Homem Elefante (1980), Veludo Azul (1986) e Império dos Sonhos (2006). Em Cannes, recebeu em 1990 a Palma de Ouro pelo filme Coração Selvagem e o prêmio de melhor diretor em 2001 pelo filme Cidade dos Sonhos. David Lynch foi também ganhador do Leão de Ouro em Veneza pelo conjunto da sua obra.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Filme em casa!

Como a Silvinha ja postou do Wall-E e a Leticia vai contribuir, eu passei a bola... haha. Então vou falar dos filmes que vi em casa mesmo... finalmente consegui alugar "2 Dias em Paris", da Julie Delpy, que a Silvinha já tinha comentado... quem quiser comentar vai la em maio e comenta no Post, mas achei o filme bem legal e a cara da Julie Delpy... haha. De "novidade":

- Rain Man (1988) - vencedor do Oscar de melhor filme, direção roteiro e ator, com Dustin Hoffman (que ganhou o Oscar) e Tom Cruise (que nao ganha de jeito nenhum, haha). É um filme singelo que conta a história de dois irmãos, um autista e o outro com um sério problema financeiro eque precisa aprender a não tratar as pessoas como meros objetos, que se conhecem quando o pai morre e que passam uma jornada incrível de aprendizado.

- Intriga Internacional (1959) - mais um do Hitchcock pra minha saga! Uhuu.. ja to qse podendo ler o livro. Um dos melhores na minha opinião. O tema é a espionagem e o ator principal é o Cary Grant... tem uma cena de perseguição muito boa no Monte Rushmore (que "Riquinho" copiou, so pode). Htichcock é sempre bom ne? Não tem muito o que falar...

Wall-e

Gente, essa animação é a melhor de todos os tempos! Além do Wall-e ser um robozinho super fofo e querido, o filme prende a atenção de todos no cinema. As falas são poucas, mas em compensação as expressões dos personagens são tão perfeitas que já basta para entender o filme todo.
Outras coisas muito boas aparecem no filme, por exemplo, quando o Wall-e carrega sua bateria, ele emite um som igual quando liga um Macbook! Que gracinhaaaa! E ainda, existe toda uma crítica à sociedade consumista e individualista (sério, nào é papo de sociologia não, é verdade!). Então a dica é assistir o Wall-e e se encantar com esse robozinho fofo! Ah, e ele parece um pouco o E.T.

P.S: 6 indicações ao Oscar 2009 - trilha sonora, música, som, edição de som, animação e roteiro.